LANÇAMENTO livro “Alertas Eternos: Direção e Encorajamento para o Questionador Ansioso pela Salvação” de John Angell James, em ebook na Amazon

O livro “Alertas Eternos, tem sido o meio de trazer tantos pecadores ao Salvador, e eu achei extremamente útil quando eu mesmo estava buscando o Senhor.” – Charles Haddon Spurgeon

John Angell James (1785-1859) nasceu em numa época em que a pregação dos líderes do avivamento evangélico ainda era lembrada na Inglaterra. Treinou no David Bogue’s College em Gosport, e serviu todo o seu ministério na Carrs Lane Congregational Church, em Birmingham . Ele foi, portanto, um líder evangélico na era importante entre a morte de John Wesley e o advento de CH Spurgeon .James escreveu diversos sermões e livros durante toda sua vida ministerial, e ele sempre procurou escrever em estilo simples e direto, tanto para edificação da igreja como um todo quanto para salvação e alerta dos pecadores. Entre todas as suas obras, a que teve maior destaque e elevou James para um nível de autor de um clássico cristão foi justamente a “The Anxious Inquirer After Salvation Directed and Encouraged “, escrita em 1834, e que agora traduzimos para o português pelo Projeto Castelo Forte com o nome “Alertas Eternos: Direção e Encorajamento para o Questionador Ansioso pela Salvação” E JÁ ESTÁ A VENDA EM EBOOK NA AMAZON POR APENAS R$ 9,99

James em um primeiro momento publicou o livro por si mesmo, com recursos próprios, mas logo em 1835, por conta da grande demanda, a obra já estava na 6° edição, o que chamou o interesse da Tracts Society, sociedade especializada em literatura religiosa para evangelização que James apoiava, e ela foi impressa e distribuída para diversos cantos do planeta. James relata que já em 1839, a Tract Society havia publicado 200.000 cópias, e logo nos anos seguintes chegou à marca de 500.000 cópias distribuídas. Diversas traduções desse livro foram feitas para várias línguas no mundo todo, o que levou James a receber relatos de convertidos do mundo todo.

No início, James tinha dúvidas se a obra “Anxious Inquirer” era necessária, já que existiam diversas outras obras parecidas e muito mais famosas, como “An Alarme to Unconverted Sinners” de Joshep Allaine (1634-1688), e “A Call to the Unconverted” de Richard Baxter (1615-1691), que tinham um propósito semelhante. Porém, James acreditava que elas eram mais extensas do que o necessário, e ele queria algo mais objetivo. Além sentir a necessidade de colocar no papel as experiências e percepções que ele adquiriu a partir da experiência pastoral de atender muitas pessoas ansiosas por ter conhecimento do seu estado espiritual. James sentia que era necessário direcionar adequadamente as expectativas e sentimentos daqueles que ansiavam a paz de Deus, além de clamar que os pecadores não deixem suas convicções lhe paralisarem na estrada rumo a cruz. De certa forma, essa obra de James tem o mesmo espírito do Evangelista da obra de John Bunyan “O Peregrino”, indicando o caminho para o fugitivo da Cidade da Destruição.

Nossa oração e desejo é que o Espírito Santo use essa tradução para o português para salvação dos pecadores, tanto aqueles ansiosos para ter certeza de seu estado atual quanto aqueles que ficam perplexos com várias questões e “perdem tempo” com querelas que só servem para atrasar o cumprimento da vocação dos chamados ao Evangelho. Que o Senhor Jesus seja glorificado.