Quando você não pode se reunir: ajuda e esperança para aqueles que adoram isolados em casa – Kathryn Butler

POR Kathryn Butler

Nos últimos meses, as igrejas se alegraram com a doçura de voltar ao culto pessoalmente. A turbulência de 2020, com as reuniões do Zoom substituindo a comunhão pessoal destacou a importância da adoração comunitária e da comunhão para a caminhada cristã. Nas palavras de Collin Hansen , “as mãos, os pés, as orelhas e os olhos precisam ser reunidos para que este corpo trabalhe para o bem de todos”.

E ainda assim, nem todos os discípulos podem se reunir. Ao elevarmos nossas vozes em agradecimento a cada domingo, não devemos esquecer nossos irmãos e irmãs cujos assentos permanecem vazios. Alguns deles são imunocomprometidos e apresentam alto risco para COVID-19, apesar da vacinação. Outros sofriam de doenças incapacitantes muito antes de o coronavírus se tornar uma palavra familiar. Em todos os casos, há discípulos entre nós que se encontram separados do corpo de Cristo, assim como estão enfrentando provações quando mais precisam da Palavra de Deus que dá vida.

Sozinhos, quando precisamos nos conectar

Minha amiga Alice conhece essa estrada solitária. Sua igreja foi reaberta com cautela assim que ela começou a quimioterapia para um câncer. Enquanto irmãos e irmãs finalmente se reuniam, seu frágil sistema imunológico a obrigou a se isolar.

“Havia essa dicotomia de passar por algo difícil e estar no meu estado mais vulnerável”, disse ela. “O que eu mais precisava era de abraços de outras pessoas, estar com outras pessoas e ter pessoas impondo suas mãos sobre mim em oração, mas eu não poderia fazer isso por causa da minha situação de imunidade, além de COVID.”

Outra amiga, Jean, foi submetida a um transplante de órgão assim que o COVID se espalhou. Ela previra um período de isolamento após a cirurgia, mas não por vários meses enquanto esperava uma vacina. Então, após esse longo período de espera, ela soube da diminuição da eficácia das vacinas em pacientes transplantados e se sentiu devastada. “A Igreja tem sido vital para mim desde que me lembro”, disse ela. “Meu pai era pastor. Minha mãe era organista. Se não pudesse ir à igreja novamente, sabia que ficaria deprimido. Mas que escolha eu tinha? ”

Aqueles que lutam contra a doença geralmente não têm a opção de adorar pessoalmente. Esses crentes permanecem como parte do corpo, filhos adotivos de Deus e tão vitais quanto qualquer discípulo para o avanço do reino de Cristo ( Rom. 12: 4-8 ; 1 Cor. 12: 12-13 ).

Aqui estão três maneiras pelas quais a igreja pode ajudar e três maneiras pelas quais os que estão em casa podem se agarrar à esperança.

Três maneiras pelas quais a igreja pode ajudar

1. Traga o Ministério para Casa

Visitas, telefonemas e chamadas de vídeo da liderança da igreja podem oferecer um copo de água fresca para aqueles que têm sede da Palavra de Deus. “Meu pastor e um dos presbíteros marcaram uma ligação programada regularmente com a Zoom conosco para ler alguns versículos e orar juntos”, disse Alice. “Foi um momento agradável de comunhão com a liderança de nossa igreja e isso me encorajou”.

Isso destaca a importância de levar o ministério para casa, para aqueles que não podem se reunir. As visitas domiciliares, quando possíveis, podem oferecer luz em circunstâncias escuras.

2. Ame o seu próximo

Todas as pessoas com quem conversei citaram a comunhão com irmãos e irmãs como algo vivificante. Minha amiga Helen, cujas responsabilidades de cuidar de um ente querido a mantiveram longe da Igreja por mais de um ano, encontrou consolo em telefonemas. Jean notou consolo nas visitas a amigos da igreja. “Realmente ajudou quando as pessoas me visitaram e oraram por mim”, disse Jean. “Eu adorava receber crianças também e poder falar sobre outras coisas além da minha doença. Isso me lembrou que minha identidade estava em Cristo, não apenas como ‘a pessoa que espera pelo novo órgão’ ”.

Alice disse que viu o Espírito em ação por meio da demonstração de amor dos membros da igreja. “Fiquei tão emocionada com a amplitude do corpo de Cristo”, disse ela. “Não precisamos conhecer bem alguém para enviar encorajamento e oração. Deus é muito maior do que nosso pequeno círculo. ”

Alice encorajou aqueles que ainda podem frequentar a igreja a “ser as mãos e os pés de Cristo: encorajar, compartilhar, ouvir, orar com e pelas pessoas (mesmo no Zoom), procurar maneiras de atender às necessidades tangíveis”.

3. Oferecer uma opção válida.

A igreja vivificada não pode substituir a reunião, mas pode nutrir aqueles que não podem comparecer. Helen chamou os serviços online durante seu período difícil de “tábua de salvação”. Alice disse: “Como é verdade nos momentos mais difíceis, quase todo sermão ou música falou comigo de forma mais pungente. . . . Se eu tivesse pulado a igreja por completo, sei que teria perdido o encorajamento vital para minha alma durante aquele tempo. ”

À medida que muitas igrejas se afastam da transmissão ao vivo, as histórias dessas mulheres sugerem um papel para as gravações digitais de cultos, talvez distribuídas seletivamente para os que estão confinados em casa.

Três maneiras de se agarrar à esperança

1. Fique na Palavra

A Escritura é uma lâmpada para os nossos pés e uma luz para o nosso caminho ( Salmos 119: 105 ). Nos momentos em que estamos desconectados do corpo, o estudo da Palavra de Deus pode nos levar através da tempestade.

“Durante esse período, pude ver muito mais das Escrituras do que jamais vi”, disse Helen. “Isso me deu tempo para sentar e pensar, e não falar com ninguém além do Senhor”.

Alice disse: “Eu penso sobre meu isolamento em minha própria casa, e me pergunto se este foi um descanso forçado para mim – ‘Ele me fez deitar’ – não porque eu tivesse a incapacidade de escolher o descanso, mas eu não teria particularmente ido sobre isso da mesma maneira. ”

Durante esse período de separação, enquanto você anseia por comunhão, considere se o Senhor está chamando você para um período de quietude ( Salmos 46:10 ), durante o qual você pode se inclinar para um estudo profundo de sua Palavra.

2. Ore sem cessar

Deus ouve nossas orações e nos chama a colocar nossas preocupações a seus pés ( Fp 4: 6 ). Quando a doença nos isola, nossas orações podem se tornar ainda mais fervorosas – e podem nos ancorar na esperança.

“Tudo o que senti que poderia fazer em minha caminhada de fé (e talvez tudo o que Deus estava pedindo de mim?) Era permanecer fiel, permanecer na Palavra e orar”, disse Alice. “Mesmo que eu não pudesse responder os porquês e as razões, mesmo que eu não tivesse palavras eloquentes em minhas orações e estivesse apenas clamando por sua ajuda , Ele é terno e amoroso e não me rejeitou quando minha fé estava fraca . ”

Nosso Salvador pode simpatizar com nossas fraquezas ( Heb. 4:15 ). E Ele ouve nossas orações, não importa as circunstâncias ( 1 João 5:14 ).

3. Lembre-se de quem você é

Quando a doença nos tira das disciplinas e do companheirismo que prezamos, podemos perder de vista quem somos. Lembre-se de que quando ninguém vê você na igreja, Deus vê você . Seu valor não deriva de sua autossuficiência, talentos, saúde ou independência. Em vez disso, seu valor brota única, total, bela e imutavelmente de Jesus.

Sua verdadeira e principal identidade não tem nada a ver com sua capacidade de frequentar a igreja, e tudo a ver com a verdade de que você é um portador da imagem de Deus ( Gênesis 1:26 ), amado por Deus ( João 3:16 ), e feito novo por meio de Cristo ( Ap 21: 5 ). E nada – nem uma deficiência, nem uma doença, nem um vírus que se espalhou pelo mundo – pode separar você do amor de Deus por você em Cristo ( Rom. 8: 38-39 ).

__________________

FONTE: https://www.thegospelcoalition.org/article/when-you-cannot-gather/

Tradução: Projeto Castelo Forte