O pecado da autopiedade e como ser livre dele – Abigail Dodds

Abigail Dodds

Todos nós já vimos isso nas crianças. O momento em que o menino de 3 anos pede um carrinho de corrida específico para seu companheiro. O amigo responde: “Não, estou brincando com ele”, e a criança rejeitada – em vez de encontrar outro brinquedo ou esperar por sua vez – senta-se bufando de mágoa e má vontade.

Já vimos isso em crianças do ensino fundamental. O momento em que a menina de 8 anos sugere  uma brincadeira de “casinha” de bonecas e brincar de teatro, mas suas amigas decidem sair para brincar de pega-pega. Então, em vez de se juntar a eles, ela fica zangada dentro de casinha e depois diz à mãe que as outras crianças a deixaram fora e não brincariam com ela.

Todos nós já vimos isso em adolescentes. O momento em que a lição de casa e as tarefas do adolescente de 15 anos se acumulam ao mesmo tempo em que o tempo está bom e a praia está aberta. Então, em vez de se dobrar e começar a reduzir a carga de trabalho, ele lamenta sua tarefa acumulada e a injustiça da vida.

Todos nós já vimos isso em adultos. O momento em que uma mulher vai de mãe a mártir – em um minuto ela está amando e se sacrificando por sua família, no minuto seguinte ela está magoada e amargurada porque todo o seu trabalho árduo e dedicação não estão sendo notados ou apreciados.

Este tirano mal-humorado e familiar é o pecado da autocomiseração.

O pecado da autopiedade

Autopiedade é quando temos pena de nós mesmos; especialmente quando temos uma atitude auto-indulgente em relação às nossas próprias dificuldades. Algo ruim acontece conosco e decidimos lamentar nossa perda sozinhos – já que ninguém mais aparentemente o fará.

O que é interessante sobre a autopiedade é que, embora seja geralmente reconhecida como uma característica negativa entre cristãos e não cristãos, ela não é uma palavra que você encontrará na Bíblia. Não é catalogada nas listas de vícios das epístolas ou entre os sete pecados capitais.

No entanto, a Bíblia tem muito a nos dizer sobre autopiedade. Em certo sentido, toda a história da Bíblia existe para nos despertar do estupor da autopiedade mortal e fazer com que recebamos a única pena poderosa o suficiente para nos salvar – a piedade de Deus. Jesus manifesta a compaixão de Deus pelos pecadores: “Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão e tocou nele. “Eu quero”, respondeu. “Seja curado e fique limpo!” (Marcos 1:41 versão NVT). Essa compaixão encontra seu ápice na cruz de Cristo.

No fundo, o pecado da autopiedade é que avaliamos a nós mesmos e nossas circunstâncias como se Deus não fosse nosso Pai misericordioso. Quando tiramos Deus de cena, quando Sua piedade por nós na morte e ressurreição de seu amado Filho com a ajuda contínua de seu Espírito não são suficientes, nos voltamos para nós mesmos em busca de amor e piedade. Quando acreditamos que há lacunas no amor de Deus – e usamos nossas circunstâncias como prova – tendemos a agir para preencher essas lacunas com amor próprio ou autocomiseração.

Necessitados diante de Deus

A Escritura nos mostra um caminho melhor. Considere Davi. Salmo após salmo ele detalha as circunstâncias verdadeiramente lamentáveis ​​em que frequentemente se encontrava. Traído, caçado, escondido em uma caverna – Davi tinha bons motivos para seguir em frente e sentir pena de si mesmo.

No entanto, ele fez algo muito diferente: ele levou sua situação lamentável a Deus em oração. “Escuta, ó Deus, a minha oração, dá ouvidos às palavras da minha boca.
Pois contra mim se levantam os insolentes, e os violentos procuram tirar-me a vida; eles não têm Deus diante de si.” (Salmos 54:2,3 versão NAA)
. Davi não era estoico. Ele não escondeu sua extrema necessidade. Ele não mediu palavras ou proferiu um falso: “Não se preocupe comigo. Estou bem.”

Mas observe o que ele diz sobre os estranhos que procuravam matá-lo: “eles não têm Deus diante de si” ( Salmo 54: 3 NAA ). Isso é um pecado, de fato. É o pecado de ignorar Deus; de deixá-lo fora de nossas equações e de nossa vida cotidiana. Foi porque Davi colocou Deus diante de si mesmo que ele evitou o pecado da autopiedade. Nos Salmos, Davi nos mostra o que significa viver coram deo,ou seja, diante da face de Deus.

Quando pressionado por inimigos próximos, quando seus amigos se voltaram contra ele, quando toda a esperança parecia perdida, Davi viveu com a soberania todo-poderosa de Deus e o amor que tudo abrange sobre cada circunstância.

Ele não teve pena de si mesmo

Considere o filho distante de Davi: nosso Senhor e Salvador Jesus. Se alguma vez um homem teve direito à autopiedade, foi esse homem que, embora não tivesse pecado, foi injustamente acusado. Este homem curou os enfermos, criou pão para os famintos e expulsou demônios, mas foi desprezado e rejeitado, cuspido e desprezado. Embora injuriado, ele não retribuiu. E mesmo enquanto estava pendurado na cruz, o fez coram deo – diante da face de Deus – clamando a ele: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” ( Marcos 15:34 ). Mesmo ao suportar a ira de Deus pelos pecadores, Jesus nunca tirou seu Pai da equação.

O problema da autopiedade é um problema de visão. Pessoas com autopiedade não colocam o Senhor diante de si mesmas como ele realmente é – glorioso, bondoso, soberano e justo. Eles principalmente colocaram a si mesmos e suas circunstâncias em seu campo de visão. Em vez de clamar a Deus em nossos grandes e pequenos momentos de angústia, a autocomiseração nos faz choramingar na miséria de nossos próprios corações.

E a autopiedade muitas vezes espalha essa miséria, exigindo de forma manipulativa que outros humanos finitos concentrem toda a atenção em nossas circunstâncias, independentemente de Deus. O povo de Deus deve suportar os fardos uns dos outros e caminhar solidariamente uns com os outros nas provações e dificuldades. Mas a autopiedade distorce esse belo desígnio em favor de fazer nossa comunhão com base nas circunstâncias, não em nossa união com Cristo.

Cura para a autopiedade

A cura para a autopiedade começa com a compreensão de como a autopiedade é lamentável. É lamentável porque é impotente. Nossa pena de nós mesmos pode despertar alguma simpatia, especialmente daqueles que tendem a sentir pena dos outros. Mas não pode fazer nada além de se sentir mal. A autopiedade pode conseguir chamar a atenção e a ajuda de outras pessoas, mas não pode fornecer o bálsamo que cura. Somente a piedade de Deus pode fazer isso.

Somente quando voltamos nossos olhos para Cristo e através dele contemplamos o amor incomparável de nosso Pai que nossa autopiedade murchará e morrerá – finalmente mostrado ser o impostor que realmente é à luz da poderosa piedade de Deus, sua graça decisiva e seu amor sacrificial.

Quando provamos e vemos a bondade de Deus em seu Filho e em seu Espírito, a autocomiseração se torna um substituto lamentável: pior, uma zombaria do Deus que é amor. Quando nos voltamos para nossa própria piedade e nosso próprio amor para satisfação e ajuda, estamos em essência negando o Deus que nos fez e nos mostrou o significado do amor, pois, “nisto está o amor, não em que tenhamos amado a Deus, mas que nos amou e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados ”( 1 João 4:10 ).

Podemos confiar na compaixão e na piedade de nosso Pai. Ele conhece nossas circunstâncias e tristezas melhor do que nós. Não existe nenhuma circunstância em nossas vidas que não tenha passado pelo crivo de Seu amor soberano por nós. Pela fé, declaramos com Davi: “Tenho o Senhor sempre diante de mim; estando ele à minha direita, não serei abalado.”( Salmos 16:8 versão NAA ).

FONTE: https://www.desiringgod.org/articles/woe-is-me