Como distinguir o zelo verdadeiro do zelo falso – Tim Challies

Por Tim Challie

Receio que hoje em dia exista complacência demais entre os cristãos. O que aconteceu com o zelo? O que aconteceu com os cristãos que estão pegando fogo para conhecer e obedecer a Deus, que têm (nas palavras de John Reynolds) “um desejo e uma preocupação sinceros por todas as coisas relacionadas à glória de Deus e ao reino do Senhor Jesus entre os homens?” No entanto, embora o zelo seja uma característica nobre, deve ser direcionado adequadamente, pois nem todo zelo é bom. Aqui estão algumas dicas para distinguir verdadeiro e falso zelo.

O falso zelo é cego . Paulo acusou alguns entusiastas religiosos de seus dias de ter “um zelo por Deus, mas não de acordo com o conhecimento” (Romanos 10: 2). O fogo que os consumiu não foi o fogo do Espírito Santo, mas um incêndio descontrolado. Os atenienses, da mesma forma, eram zelosos pela religião, mas perdiam a identidade do Deus vivo e verdadeiro.

O falso zelo é egoísta . É hipócrita, usando a religião como um meio de ganho. Ele busca o bem de si mesmo, e não a glória de Deus. Esse é o zelo daqueles que fingem piedade, mas cuja principal preocupação é realmente o enriquecimento pessoal.

O falso zelo é equivocado . Persegue doutrinas menores e assuntos controversos, enquanto deixa de lado os assuntos mais importantes da lei de Deus. É obcecado por tradições e instituições, em vez de obediência. Os fariseus estavam muito mais preocupados com a lavagem de copos do que com a limpeza das almas.

O falso zelo é impulsivo . É inspirado por reação impulsiva ao invés de convicção ponderada. Tiago e João disseram que pediriam que o fogo caísse do céu, mas foram repreendidos por Jesus por sua impetuosidade. O zelo deles era falso, inútil, ímpio.

Todas essas são marcas de falso zelo. O verdadeiro zelo é marcado por características muito diferentes.

O verdadeiro zelo é divino . Ele não suporta ver a reputação de Deus prejudicada ou Sua honra roubada. Este foi o zelo da igreja de Éfeso, de quem Jesus disse: “Conheço suas obras, sua labuta e sua paciência, e como você não pode suportar aqueles que são maus , mas testou aqueles que se chamam apóstolos e não são, e os considerou falsos ”(Apocalipse 2: 2). Esse zelo se preocupa em defender a glória e a honra de Deus.

O verdadeiro zelo é destemido . É fortalecido pela oposição e resistente ao desânimo. O zelo fará com que um cristão enfrente perigos que parecem intransponíveis ou inimigos que parecem impossíveis de derrotar. É um fogo que queima ainda mais forte quando ventilado pela hostilidade.

O verdadeiro zelo é experiente . Não se baseia em impulsividade ou ignorância, mas em um profundo entendimento da verdade. Começa com o conhecimento de Deus e termina em conformidade com Deus. A sabedoria brilha no rastro do zelo e a santidade traz à retaguarda.

O verdadeiro zelo é apaixonado . Ele defenderá a verdade mesmo quando essa verdade é desprezada ou oposta. “Está na hora de o Senhor agir”, diz Davi, “porque a Tua lei foi violada” (Salmo 119: 126). Quanto mais os incrédulos rejeitam a verdade e menosprezam aqueles que acreditam nela, mais corajosos os cristãos se tornam diante de sua oposição.

O verdadeiro zelo gera obediência . Isso nos faz ouvir a Palavra de Deus com reverência, orar com persistência, amar os outros com afeto fraterno. É o auge da hipocrisia que um crente seja exteriormente zeloso enquanto internamente comprometido com o pecado. Um coração piedoso transborda com santa afeição por Deus e pelo homem.

O verdadeiro zelo é persistente . Ele não pode ser extinto, não importa quais ventos sopram contra ele ou que água é derramada sobre ele. Assim como o calor do corpo permanece enquanto a vida é física, o calor do zelo dura enquanto houver vida espiritual. O zelo que não persiste revela que foi apenas uma miragem.

FONTE: https://www.challies.com/reading-classics-together/how-to-distinguish-true-zeal-from-false-zeal/