4 mentiras populares sobre ser solteiro – Elizabeth Woodson

Elizabeth Woodson

Muitas pessoas que não são casadas na igreja lutam para aceitar o rótulo de “solteira”, já que as igrejas tratam os solteiros como cidadãos de segunda classe. Essa maneira de tratar as pessoas se baseia em um ensino errado sobre a solteirice. Simplificando, a igreja pode cair no erro de idolatrar o casamento e torná-lo o objetivo final da maturidade em Cristo, relegando os solteiros, independentemente da idade, à imaturidade perpétua até encontrarem alguém para casar.

Confundir casamento com maturidade sempre foi errado, mas era mais fácil quando o casamento era a norma cultural para a igreja, especialmente nos Estados Unidos. No início do século, a maioria da população em geral era casada. Na década de 1970, a taxa de casamento caiu para 70% e, em 2014, caiu para 50%. A realidade inevitável é que inúmeras congregações incluem solteiros de todas as idades. A igreja precisa aprender a amar melhor os solteiros, e o primeiro passo é reparar a teologia “quebrada” sobre o assunto.

Embora essa lista não seja exaustiva, aqui estão quatro das principais mentiras que contribuem para uma teologia desequilibrada da singularidade. Ao corrigir essas más interpretações das Escrituras, estaremos melhor equipados para amar e servir as pessoas solteiras em nossas congregações.

Mentira 1: Solteiro = sozinho

Então o Senhor Deus disse: ‘Não é bom que o homem esteja só; Farei dele uma ajuda adequada ‘”, Gênesis 2:18 .

Exceto pela companhia de animais e Deus, Adão estava sozinho. Portanto, ele também era solteiro. Deus declarou que estar sozinho na missão é problemático e, portanto, deu a Adão uma esposa para ajudá-lo.

Tendemos a ver Gênesis 2:18 como um texto prescritivo e concluímos que a solução de Deus para a falta de companhia é o casamento. No entanto, se isso for verdade, o que significa ser solteiro? Significaria que Deus não acredita que a singularidade seja boa. Mas se isso era verdade, por que alguns dos principais personagens das Escrituras eram solteiros, incluindo João Batista, Jesus e Paulo?

Para entender esse texto, precisamos ampliar nossas lentes. Penso que Gênesis 2:18 é um texto descritivo do qual podemos extrair a verdade prescritiva de que viver fora de uma comunidade não é bom. Deus nos criou para viver no contexto de relacionamentos, e esses relacionamentos parecem diferentes para pessoas diferentes.

Para alguns de nós, viver em comunidade significa ter cônjuge e filhos. Para outros, será ter uma boa rede de amigos e familiares. Para todos nós, isso significa pertencer a uma igreja local.

Mentira 2: Seu valor está em um papel

Fazendo mulher, quem a encontrará? Seu valor excede em muito o valor das jóias ”, Provérbios 31:10 .

Sou particularmente sensível com relação às mensagens que enviamos às mulheres solteiras quanto ao seu valor e significado no reino de Deus. Uma frase que ouvi constantemente é que a maior satisfação de uma mulher vem de ser esposa e mãe. E para muitos de nós, Provérbios 31 é a passagem que vem à mente quando refletimos sobre o que significa ser o epítome de uma mulher piedosa.

Sim, a mulher de Provérbios 31 é um exemplo de maturidade espiritual, mas não simplesmente porque ela administrava sua casa e cuidava de sua família, mas porque ela personificava um caráter divino.

Papéis temporários na vida, como esposa ou mãe, não são os maiores representantes da piedade. Devemos enfatizar mais fortemente o caráter divino que ajudará o crente a glorificar a Deus a qualquer momento da vida. Não há nada de especial que você precise para ter sucesso em um casamento que você não precisa para ser solteiro. Não importa o nosso estado civil, ainda temos que confessar e perdoar, nos comunicar bem e mortificar nós mesmos todos os dias. Vamos encorajar os solteiros a valorizar não o que é temporário, mas o que é final: a piedade.

Mentira 3: Casamento garantido

Busque no Senhor a sua alegria, e ele lhe dará os desejos de seu coração.Salmo 37: 4 .

O contexto é crucial aqui. Quando não lemos as Escrituras no contexto, podemos responsabilizar Deus por manter as promessas que Ele nunca fez. Davi escreveu o Salmo 37 para lembrar às pessoas desanimadas que Deus faria justiça e abençoaria sua fidelidade. Davi não estava dando uma garantia geral de que Deus concederia o que pedissem se o desejo fosse bom.

Às vezes, esse versículo é usado como um mandamento que ensina sobre casamento e deixa muitos solteiros irados e amargos com um Deus que nunca prometeu casamento.

A verdade é que nem todas as pessoas piedosas se casam. Precisamos abraçar essa realidade, pregar e celebrar ela! O melhor que Deus tem para muitos será uma vida sem cônjuge e filhos biológicos. Essas pessoas o conhecerão mais profundamente, o servirão com maior poder e experimentarão maior alegria do que poderiam ter quando você é casado. Não porque a solteirice é melhor, mas porque o casamento não fazia parte da perfeita vontade de Deus para sua vida.

Não importa quão profundamente desejemos, as Escrituras nunca garantem o casamento. Mas eles nos ensinam o seguinte: “Não fique ansioso por nada; antes, em tudo, através da oração e súplica com ação de graças, deixe seus pedidos serem conhecidos por Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará seus corações e mentes em Cristo Jesus ”( Filipenses 4: 6–7 ).

As Escrituras também ensinam que os caminhos de Deus são mais elevados do que os nossos e os seus pensamentos mais altos que os nossos ( Isaías 55: 9 ). Podemos pedir a Deus o que queremos, mas Ele se reserva o direito de decidir o que é melhor para nós. E o melhor que vem Dele nunca é um prêmio de consolação.

Mentira 4: Casamento = felicidade

Uma percepção comum do casamento é que é quase uma felicidade perfeita. Mídias sociais, filmes, programas de TV e livros comunicam que todos os nossos “problemas individuais” serão resolvidos quando o príncipe encantado vier a cavalo e nos resgatar. Na realidade, o casamento é duas pessoas profundamente destruídas que unem suas vidas profundamente destruídas para torná-las uma.

Se acreditamos em alguma dessas mentiras, nossa teologia da solteirice  precisa ser revisada. Precisamos destronar nosso ídolo do casamento e aprender a definir nossa identidade como Deus faz. Ele vê o estado de solteiro e o casamento como presentes igualmente abençoados que devem ser administrados para Sua glória ( 1 Cor. 7: 7 ). Compartilhamos sua visão?

FONTE: https://www.coalicionporelevangelio.org/articulo/4-mentiras-populares-la-solteria/