Personagens da Reforma – dia 6 “Wolfgang Capito, o pacificador protestante”

Este artigo pertence a uma série intitulada Projeto Reforma, uma compilação de escritos sobre a celebração do Dia da Reforma Protestante publicados pelo site “Soldados de Jesuscristo” em espanhol . Tradução ao português via Projeto Castelo Forte . CONFIRA os outros dias AQUI

Por Rick Shenk

Como é Deus? Quem devemos seguir? ” Muitas pessoas devem ter feito essas perguntas durante os tempos turbulentos que agora celebramos como a Reforma Protestante. Reformadores, contra-reformadores, humanistas e anabatistas argumentaram (e às vezes lutaram) para definir nossa compreensão de Deus e Seu evangelho. Nada poderia ser de maior importância. 

Muitas das pessoas que lutaram juntas (ou contra si mesmas) durante a Reforma Protestante são bem conhecidas no século 21. No entanto, a obra que Deus fez por meio da Reforma incluiu um grupo de centenas, e até milhares, desconhecidos para muitos de nós hoje. Um desse grupo foi Wolfgang Capito (1478-1541), um reformador que desejava mais de Deus e pregava o evangelho enquanto promovia a paz. Por esse motivo, ele constantemente tinha problemas com seus amigos reformadores. 

Começos humanísticos

Wolfgang Capito nasceu na França em 1478. Hans, o pai de Wolfgang, era um ferreiro pobre e austero que valorizava a educação e mandou seu filho para uma escola de latim para estudar medicina. Quando Hans morreu em 1500, suas últimas palavras foram uma ordem alertando Wolfgang para não se tornar um padre precipitadamente. 

Precipitadamente ou não, Capito já estava indo nessa direção. Tendo abandonado a medicina, ele estudou teologia. Especificamente, ele se formou como cristão humanista, tornando-se aluno e amigo próximo de Erasmo. Como humanista, ele amava os textos e as línguas da Bíblia, desejava a reforma do Cristianismo (particularmente a moral de seus líderes e sacerdotes) e ansiava pela paz. Ele logo foi ordenado para servir na Igreja Católica. 

Capito foi enviado para cidade de Basiléia em 1515. Lá, na catedral desta cidade, ele foi lentamente expulso do catolicismo e do mero humanismo em direção à Reforma. Enquanto em Basiléia, ele fez amizade com Zwinglio e foi correspondente de Lutero. Durante esse tempo, a teologia de Lutero o confundiu. A princípio, ele implorou a Lutero que fosse menos ofensivo, especialmente em relação ao Papa, mas Lutero o ignorou! 

Apesar disso, Capito publicou com entusiasmo as obras de Lutero no norte da Europa em 1518. No entanto, ainda um humanista, Capito não o entendia, então ele continuou a dialogar com Lutero, e então em 1522 ele o visitou em Wittenberg. Embora tenha ficado perturbado com o pecado trágico que observou ali, ele também descobriu o cerne da Reforma no evangelho. Deus havia encontrado seu coração. 

Um chamado pela paz

Quando Deus o transformou de humanista em reformador teológico, Capito explicava assim: “Fiquei ao lado dos piedosos papistas e luteranos que buscam apenas a salvação da alma e nada temporário; e exorto-vos à unidade cristã, conquanto Deus me dá graça ”(Wolfgang Capito, 94). Seu coração agora era de Deus. No entanto, seu treinamento humanístico ressoou profundamente com o chamado bíblico para a paz. 

Durante sua vida, Capito escreveu três hinos. Um deles foi cantado em hinários alemães durante séculos e intitula-se: “Dá-nos a paz”: 

Dá-nos aquela paz que nos falta, 

Através da descrença, e a vida difícil. 

Tua palavra oferece-nos completamente, 

Ao qual resistimos cruelmente. 

Com fogo e espada, esta Palavra saudável 

Alguns perseguem e oprimem. 

Alguns confessam com a boca a verdade, 

Mas sem misericórdia sincera. 

Embora a palavra de Deus tenha sido pregada poderosamente por toda a Alemanha, França e outros países, houve perseguição e opressão dentro da Reforma que cansou Capito e o levou a orar de joelhos – e a escrever. Ele chamou Lutero e Zwínglio para concordarem com a teologia da Ceia do Senhor e também pediu que eles mostrassem misericórdia para com os anabatistas. 

Ao longo de sua vida como reformador, muitos interpretaram seu pedido de misericórdia para com seus oponentes teológicos como concordância com eles em certos pontos. No entanto, misericórdia não é um acordo. Sua condenação da violência, submissão e até linguagem ofensiva foi um chamado ao povo de Deus para não interferir na obra do Espírito Santo a fim de disciplinar aqueles que se opõem a ela.  

O servo do Senhor

Como é Deus? Quem devemos seguir? ” Essas questões ainda desafiam o mundo hoje. Ao procurarmos chamar muitos para se deleitarem no Deus de Lutero e Calvino, faríamos bem em seguir o exemplo de Capito e a ordem de Deus: “ O servo do Senhor não deve viver brigando, mas ser amável com todos, apto a ensinar e paciente.
Instrua com mansidão aqueles que se opõem, na esperança de que Deus os leve ao arrependimento e, assim, conheçam a verdade.” 2 Timóteo 2:24,25
 

Somos chamados a uma promessa de bondade e paz, mesmo correndo o risco de sermos mal interpretados.  

FONTE: https://somossoldados.org/wolfgang-capito-c-1478-1541-el-pacificador-protestante/