Por que os cristãos (modernos) raramente falam sobre recompensas no céu?

por Michael J. Kruger

Quando foi a última vez que você ouviu um sermão que sugerisse que um motivo para nossa obediência deveria ser a recompensa que receberemos no céu? Imagino que para a maioria de nós já faz muito tempo, talvez até nunca. Sempre que um sermão (ou livro) fornece um motivo para obediência, é quase sempre a gratidão pelo que Cristo fez. E certamente essa é uma motivação maravilhosa e fundamental. Mas é a única motivação?

Recentemente, tenho trabalhado em um comentário sobre o livro de Hebreus e fiquei impressionado com o papel que as recompensas tiveram na vida do povo de Deus. Lembramos que Moisés foi motivado por recompensas: “Considerou melhor sofrer por causa do Cristo do que possuir os tesouros do Egito, pois tinha em vista sua grande recompensa. (Hebreus 11:26 NVT) ”  Por que Abraão obedeceu? Dizem-nos: “Ele foi morar na terra da promessa. Pois estava ansioso pela cidade que tem fundações” ( Hb 11: 9-10 ).

Essa mesma motivação é encontrada nos escritos do Novo Testamento. Jesus deixa claro: “Alegre-se naquele dia e salte de alegria, pois eis que a sua recompensa é grande no céu” ( Lucas 6:23 ). Paulo afirma claramente: “Mas cada um receberá sua própria recompensa, segundo o seu próprio trabalho” ( 1 Cor 3: 8 ).

Até o próprio Jesus foi motivado por sua futura recompensa: “Quem pela alegria que lhe foi proposta suportou a cruz, desprezando a vergonha” ( Hb 12: 2 ).

Parece que as gerações anteriores podem ter compreendido essa verdade mais claramente. Richard Baxter explica os vários tipos de motivações para nossa obediência:

“Essa completa sujeição e obediência [a Deus] é difícil, mas não devemos hesitar em usar todos os esforços para alcançá-la. Quão? (1.) Considere o governo de Deus. Ele não deveria governar as criaturas que criou?… (2) Deus está perfeitamente apto para governá-lo. O interesse dele é para o seu bem … (3) Considere como você é incapaz e inapto para se governar. Somos cegos, ignorantes e tendenciosos por uma vontade corrupta e paixões turbulentas … (4) Considere as recompensas preparadas para a obediência e o castigo pela desobediência … (5) Considere as alegrias da plena obediência. Tudo está à vontade dentro de nós … (6) Considere nossas infinitas recompensas: ‘Muito bem, servo bom e fiel!’ ( A Christian Directory , 1: 75-77)”.

Baxter oferece uma ampla gama de razões pelas quais obedecemos a Deus, mas eu particularmente aprecio os itens 4, 5 e 6. Nesses, Baxter nos fornece razões de obediência voltadas para o futuro. Em vez de pedir que olhemos para trás (como espera que façamos), ele nos pede que esperemos as ricas bênçãos que Deus fornecerá.

Mas, se as recompensas são claramente apresentadas como uma motivação na vida cristã, por que não ouvimos mais sobre recompensas em nossos púlpitos modernos? Estou certo de que há muitas respostas para essa pergunta, mas deixe-me sugerir uma: ficamos convencidos de que nossa obediência não importa .

Sem dúvida, a subestimação da obediência cristã é sustentada por bons motivos – alguns acham que Cristo é mais glorificado quando menosprezamos nossa própria obediência. Nossas boas obras são apenas “trapos imundos” ( Is 64: 6 ).

Mas, toda essa linha de pensamento perde a distinção entre as tentativas de um incrédulo de manter a lei e a do crente regenerado. É verdade que nenhum deles pode merecer salvação ou justificação. Ambos ficam tristemente aquém dos padrões perfeitos de Deus. Mas, isso não significa que a obediência do crente não importa. Deus ainda pode estar satisfeito com isso, mesmo que seja imperfeito. Considere os comentários de John Piper sobre este ponto:

É terrivelmente confuso quando as pessoas dizem que a única justiça que tem algum valor é a justiça imputada de Cristo. Concordo que a justificação não se baseia em nenhuma de nossas justiças, mas apenas a justiça de Cristo imputada a nós. Mas, às vezes, as pessoas são descuidadas e falam depreciativamente de toda a justiça humana, como se não houvesse algo que agradasse a Deus. Eles costumam citar Isaías 64: 6, que diz que nossa justiça é como trapos sujos … [Mas] quando meus filhos fazem o que eu digo para eles fazerem – eu não chamo a obediência deles de “trapos imundos”, mesmo que não seja perfeita. Deus também não. Ainda mais porque Ele mesmo está “trabalhando em nós o que é agradável aos seus olhos” ( Hebreus 13:21 ). Ele não chama seus próprios frutos forjados pelo Espírito de “trapos” ( Graça Futura 151-152).

Obviamente, Piper simplesmente reflete a visão reformada padrão sobre esse assunto. A Confissão de Fé de Westminster é clara:

VI. Não obstante o que havemos dito, sendo aceitas por meio de Cristo as pessoas dos crentes, também são aceitas nele as boas obras deles, não como se fossem, nesta vida, inteiramente puras e irrepreensíveis à vista de Deus, mas porque Deus considerando-as em seu Filho, é servido aceitar e recompensar aquilo que é sincero, embora seja acompanhado de muitas fraquezas e imperfeições. (CFW XVI.VI).

Esse reconhecimento que o deleite de Deus nas obras de seu povo não é, como alguns pensam, uma receita para o orgulho, mas sim um tremendo (e muito necessário) incentivo para aqueles que estão trabalhando no ministério (sejam pastores ou leigos). Verdade seja dita, o ministério pode ser difícil. Nossos esforços podem parecer fúteis. Muitas vezes nos encontramos exaustos e exaustos.

Que alegria para nossas almas saber que nosso Pai no céu realmente se deleita nesses trabalhos. É como uma pomada em nossas feridas e um bálsamo para nossos músculos doloridos saber que Ele está satisfeito com nas obras da fé de Seus filhos.

Ele é como um pai que vê a pintura que sua criança de cinco anos trazida da escola para casa. Ele não desdenha do esforço porque não é um Rembrandt. Em vez disso, ele pega a pintura, com todas as suas falhas, e a cola na geladeira para que todos vejam.

De fato, é exatamente essa esperança – que Deus se agrade de nossos trabalhos – que Jesus estabeleça como motivo para nós em nossos ministérios. Nossa esperança é que um dia possamos ouvir: “Muito bem, servo bom e fiel” ( Mt 25:23 ).

Somente quando reconhecemos que a obediência do crente realmente importa, e que realmente podemos agradar ao nosso Pai, é que as passagens de recompensa na Bíblia farão algum sentido. Quando trabalhamos pela causa de Cristo, queremos ouvir, e somos fortalecidos pela audição, as palavras encorajadoras de Paulo: “Seu trabalho não é em vão” ( 1 Cor 15, 58 ).

FONTE: https://www.michaeljkruger.com/why-do-modern-christians-rarely-talk-about-rewards-in-heaven-2/