Quando a Igreja começou? – Robert Rothwell

Robert Rothwell, em artigo escrito para Tabletalk Magazine de julho de 2020.

(nota do Projeto: esse artigo segue a linha teológica conhecida como “aliancismo” ou “teologia do pacto”, por isso a referência ao batismo infantil)

Na última primavera, tive a honra de dar uma aula sobre eclesiologia – a doutrina da igreja – no Reformation Bible College. No primeiro dia de aula, fiz a seguinte pergunta: Quando a igreja começou? Um dos meus alunos fez a observação: “Bem, isso depende do que você quer dizer com ‘igreja’.

Ele estava absolutamente certo. Se entendemos a igreja como meramente um fenômeno da nova aliança, a igreja não começou até o Pentecostes ou talvez a Última Ceia. Se, no entanto, entendermos que a igreja faz parte do plano eterno de Deus para a Sua criação, veremos que ela realmente começou muito antes da nova aliança ser inaugurada, embora, sob a nova aliança, a igreja alcance sua expressão máxima.

A teologia reformada se diferencia de algumas outras tradições teológicas ao afirmar que a igreja é anterior à nova aliança. Como a Confissão Belga declara no seu 27° artigo: “A igreja existe desde o princípio do mundo e existirá até o fim. Pois, Cristo é um Rei eterno, que não pode estar sem súditos”. Na minha experiência, muitas pessoas têm dificuldade em entender que a igreja existe desde o início. Mas quando olhamos cuidadosamente as Escrituras à luz da missão que Cristo deu à igreja, creio que fica claro que a igreja não começou em Jerusalém no Pentecostes, mas sim no Éden.

A MISSÃO DA IGREJA

Certamente, todo cristão pode concordar que Mateus 28: 18–20 estabelece a missão fundamental da igreja. Esta missão nos diz que a igreja deve fazer várias coisas:

1. Fazer discípulos de Jesus – multipliquar seguidores do único Deus verdadeiro em Cristo

2. Batizar ele em nome do Deus trino – administrar e receber sacramentos

3. Ensinar-los observar / obedecer a Jesus – instruir-lhes a guardar os mandamentos do único Deus verdadeiro em Cristo

4. Ir pelo mundo todo – fazer as três coisas acima em todo o mundo

Se esses mandatos pertencem à igreja, parece que qualquer entidade que os possua é a igreja. Vamos ver como encontramos os componentes da Grande Comissão e, portanto, da igreja de Cristo, ao longo da história bíblica.

DE ADÃO A MOISÉS

Gênesis 1–2 descreve a criação de Adão e Eva e sua colocação no jardim do Éden. Nesse ato de criação, Deus realmente lhes dá uma missão que se assemelha à Grande Comissão de maneiras significativas. Primeiro, encontramos o comando para multiplicar. Adão e Eva receberam ordens de ter muitos filhos (1:28). No entanto, não devemos pensar que isso significava simplesmente dar à luz muitos bebês. Adão e Eva andaram com Deus no jardim, tendo comunhão com Ele e aprendendo com Ele (3: 8). Ele falou com eles. Certamente, Adão, Eva e seus filhos deveriam continuar conversando uns com os outros sobre o Senhor, mesmo quando Ele não os estivesse visitando. Em outras palavras, a tarefa deles no jardim envolvia refletir sobre o Senhor e Suas palavras, aprender com Ele e sobre Ele. Em suma, no jardim eles estavam se tornando Seus discípulos.

No jardim do Éden, também encontramos um sacramento. Gênesis 2: 9 nos diz que no meio do jardim estava a Árvore da Vida, que dava vida continua àqueles que comiam dela (ver 3:22). Não devemos pensar que havia algo de especial na árvore que dava ao fruto o poder inerente de transmitir vida à parte de qualquer outra consideração. Aquela árvore transmitia vida porque estava conectada às promessas de Deus. Sua concessão de vida veio através da confiança de Adão e Eva no Senhor, confiança demonstrada em sua disposição de fazer o que Ele disse. A árvore era um sinal visível de uma graça invisível; comer disso traria vida, porque Deus prometeu dar vida a Adão e Eva à medida que confiavam nEle, provando essa confiança seguindo Suas regras sobre o que comer e o que não comer e as outras tarefas que lhes eram dadas no jardim. Enquanto participavam da fé, eram renovados na vida por nosso Criador.

Dificilmente podemos falar sobre a Árvore da Vida sem referenciar a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal em Gênesis. Comer dessa árvore traria a morte (2: 16–17). Aqui temos uma referência ao que podemos chamar de disciplina da igreja. Adão e Eva seriam expulsos do jardim, ficariam longe das bênçãos de Deus, se comessem da árvore proibida. Sob a nova aliança, expulsamos as pessoas da igreja por excomunhão, enviando-as para longe da bênção de Deus, por pecado grave, persistente, impenitente.

Finalmente, a missão de Adão e Eva foi mundial. Deus disse a eles que dominassem a criação ( Gênesis 1: 26–28 ) . Não tenho espaço para desenvolvê-lo por completo, mas as palavras hebraicas usadas aqui transmitem a ideia de que este era um chamado para expandir as fronteiras do Éden. Adão e Eva deviam levar o mundo ordenado do jardim a toda a terra. O lugar onde os seres humanos tinham comunhão com Deus e O adoravam deveria ser estendido ao redor do mundo.

Sob Noé, vemos a maioria dessas coisas também. Noé recebeu o domínio da criação e foi instruído a ser frutífero e multiplicar-se como Adão e Eva (Gênesis 9: 1–7). Ele recebeu mandamentos e ensinamentos para aprender e obedecer. Assim, ele e aqueles que seguiram o único Deus verdadeiro tiveram a mesma missão “religiosa” dada aos nossos primeiros pais de discípulos multiplicadores em todo o mundo. A única exceção aqui é que não está totalmente claro se Noé tinha um sacramento. O arco-íris pode se qualificar, mas não é algo tangível como a Árvore da Vida ou, mais tarde, o batismo. Pelo menos, podemos dizer que o arco-íris foi um sinal da promessa de Deus e, a esse respeito, é semelhante a um sacramento (9: 8–17).

Com Abraão, temos a presença da igreja tornada especialmente clara. Aqui fica evidente que a igreja cumprirá sua missão somente pela graça de Deus, pois Deus promete abençoar o mundo por meio de Abraão ( Gênesis 12: 1–3 ) . A igreja constituída da família de Abraão levaria a bênção do conhecimento de Deus, cumprindo sua missão mundial, no poder de Deus. Abraão recebeu ordem de obedecer ao Senhor e instruir seus filhos a fazer o mesmo discipulado. Ele também recebeu o sinal e o selo da circuncisão, que se tornou o principal sacramento da igreja da antiga aliança. Além disso, aqueles que não obedecessem à ordem de circuncidar seriam disciplinados pela igreja e afastados – expulsos – do povo ( Gênesis 17: 1–14).

Quatrocentos anos depois de Abraão, a igreja recebeu uma expressão ainda mais formal na aliança feita no Sinai. Aqui, novamente, encontramos uma expressão mundial da missão da igreja, apesar da separação de Israel das nações. Deuteronômio 4: 1–8 explica que, por Israel adorar e obedecer ao Senhor, outros povos seriam atraídos pelo Deus de Israel. O discipulado – ensinar as pessoas a obedecerem ao único Deus verdadeiro – era a chave para a antiga aliança. Isso acontecia no nível familiar, com os pais ensinando aos filhos os mandamentos de Deus, e no nível da comunidade em geral, com os sacerdotes e levitas ensinando a lei nas cidades de Israel (Deuteronômio 6: 4-9; 33:10 ) Além disso, a multiplicação também foi um fator aqui, pois, seguindo os termos da aliança, os israelitas seriam abençoados com muitos filhos (Deuteronômio 28: 1–6). Finalmente, os sacramentos aparecem na aliança mosaica, principalmente a circuncisão e a Páscoa ( Êxodo 12:48 )., mas talvez pudéssemos incluir todos os sacrifícios e festivais da antiga aliança. A disciplina da igreja deveria ser encontrada lá também. Sob a antiga aliança, alguém poderia ser cortado – executado ou expulso da nação – por vários pecados e crimes (por exemplo, Levítico 18:29 ) .

Torna-se evidente que a igreja cumpriria sua missão somente pela graça de Deus, pois Deus promete abençoar o mundo através de Abraão.

DE MOISÉS A CRISTO

A aliança mosaica governou a vida do povo de Deus e estabeleceu a estrutura e a prática da igreja desde o período de Moisés até Cristo. Assim, os mesmos princípios sacramentais, de discipulado e de multiplicação da missão mundial da igreja também se aplicavam. Vale a pena notar, no entanto, que o entendimento dos propósitos globais de Deus para a igreja se aprofundou ao longo dos muitos séculos entre Moisés e Jesus. Com o tempo, o foco mundial da missão da igreja ficou ainda mais claro. Jonas foi enviado para pregar na Assíria. No Salmo 68 pede-se que Deus abençoe Israel para que as nações o vejam e venham adorar o Senhor. Isaías 42:6 declara que Israel havia sido chamado especificamente como uma luz para as nações. Vários gentios, incluindo Raabe, Rute e Naamã, chegaram à fé no Deus de Israel ( Js. 2:11 ; Rute 1: 16-17 ; 2 Reis 5 ) .

Além disso, embora Israel tenha quebrado a antiga aliança e sido exilado, as bênçãos começaram a entrar em vigor no mundo. Durante o exílio e suas conseqüências, o sistema da sinagoga foi estabelecido, permitindo que os judeus crescessem em seu conhecimento da Palavra de Deus mesmo fora de Israel. Muitos gentios foram expostos ao Deus de Israel visitando essas sinagogas e conversando com judeus na Babilônia, Roma e em outros lugares. Na Pérsia, o resgate dos judeus através dos esforços da rainha Ester levou muitos persas a se unirem ao povo de Deus ( Ester 8:17 ) .

A introdução de sinagogas forneceu um novo caminho para a igreja da antiga aliança se engajar na obra do discipulado. Jesus e os apóstolos aprovaram claramente o sistema da sinagoga, pois participavam de suas atividades de adoração e discipulado ( Lucas 4: 16–27 ; Atos 13: 13–43 ) . Além disso, havia análogos aos oficiais da igreja da nova aliança de presbíteros e diáconos na liderança das sinagogas, e grande parte do culto corporativo cristão primitivo era baseado no culto na sinagoga. Aparentemente, Deus estava preparando a igreja da nova aliança, permitindo que Sua igreja da antiga aliança desenvolvesse estruturas de liderança e adoração que os apóstolos usariam para a igreja da nova aliança.

A IGREJA É ETERNA

Este breve olhar para a igreja ao longo da história não é exaustivo. Pode-se dizer muito mais sobre seu desenvolvimento, mas quero observar brevemente uma aplicação significativa ao nosso entendimento da igreja como resultado desta pesquisa. Como a igreja também estava presente sob a antiga aliança, e como a igreja da antiga aliança incluía tanto crentes quanto não crentes (todos os homens israelitas foram circuncidados, mesmo aqueles que rejeitaram o Senhor por idolatria), então não podemos dizer que a diferença entre os antigos e igrejas da nova aliança é que a igreja da nova aliança inclui apenas crentes, pelo menos ainda não. Um dia isso será verdade, mas até Jesus voltar, as pessoas que não têm verdadeira fé em Cristo se unirão à igreja visível pela profissão externa de fé. Nós nos esforçamos e oramos para impedir que isso aconteça, mas isso ocorrerá.

Por sua vez, isso tem ramificações para nossa visão dos sacramentos. Sob a antiga aliança, alguém ingressava na igreja por circuncisão antes que pudesse professar fé se fosse filho de membros da igreja. Se esse era o caso, e a igreja existia sob esse pacto, devemos seguir o mesmo princípio batizando os filhos daqueles que professaram fé em Cristo durante essa era do novo pacto.

No entanto, isso não significa que não haja avanço real sob a nova aliança, enquanto esperamos que Jesus volte. Claramente, a igreja da nova aliança tem um melhor entendimento de sua missão. O mundo também está entrando na igreja de uma maneira que nunca aconteceu sob a antiga aliança. Mesmo agora, a igreja está crescendo em todo o mundo até que a plenitude dos eleitos chegue. Então a igreja incluirá pessoas de todas as tribos e línguas que adorarão o Senhor Deus para sempre ( Ap 7: 9–12 ) .

_______________________________