Por que a Reforma ainda é importante – Michael Reeves

por Michael Reeves

Em 31 de outubro de 2016, o Papa Francisco anunciou que depois de quinhentos anos, protestantes e católicos agora “têm a oportunidade de reparar um momento crítico de nossa história, indo além das controvérsias e desentendimentos que muitas vezes nos impediram de nos entender. ». Lendo isso dá a impressão de que a Reforma foi uma disputa infeliz e desnecessária sobre absurdos, uma explosão infantil que todos nós podemos deixar para trás agora que crescemos.

Mas diga isso a Martinho Lutero, que sentiu tanta libertação e alegria ao redescobrir a justificação pela fé apenas que escreveu: “Senti que havia nascido de novo e que havia entrado no próprio paraíso por portas abertas.” Diga isso a William Tyndale, que achou a notícia tão “feliz, alegre e alegre” que o fez “cantar, dançar e pular de alegria”. Diga a Thomas Bilney, que achou que proporcionava “maravilhoso conforto e descanso, tanto que meus ossos machucados pularam de alegria”. É evidente que aqueles primeiros reformadores não a viam como uma briga juvenil, mas como a descoberta de boas novas de grande alegria.

BOAS NOTÍCIAS EM 1517

No início do século 16, a Europa estava sem uma Bíblia que as pessoas pudessem ler por cerca de mil anos. Assim, Thomas Bilney nunca encontrou as palavras: “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores”1 Tm 1:15 ). Em vez de comunicar a Palavra de Deus a eles, eles foram informados de que Deus é um Deus que capacita as pessoas a ganharem sua própria salvação. Como dizia um dos mestres da época: “Deus não negará a Sua graça a quem dá o seu melhor”. No entanto, o que eles apresentaram como palavras de encorajamento deixou um gosto amargo em todos os que os levaram a sério. Como ter certeza de que fizeram o melhor? Como você pode saber se se tornou o tipo de pessoa justa que merece a salvação?

Martinho Lutero certamente tentou. Ele escreveu: “Ele era um bom monge e eu mantive minha ordem tão estritamente que se fosse possível para um monge entrar no céu pela disciplina monástica, eu deveria ter entrado.” No entanto, ele encontrou o seguinte:

A minha consciência não me dava certezas, mas sempre duvidava e dizia: «Não o fizeste bem. Você não estava arrependido o suficiente. Você deixou isso fora de sua confissão. Quanto mais eu tentava remediar uma consciência incerta, fraca e perturbada pelas tradições humanas, mais minha incerteza, minha fraqueza e minha tribulação aumentavam.

De acordo com o catolicismo romano, Lutero estava certo em não ter certeza do céu. Mostrar que a confiança em ter um lugar no céu era considerada uma presunção errônea e foi uma das acusações feitas contra Joana D’Arc em seu julgamento em 1431. Lá, os juízes proclamaram:

Esta mulher peca quando diz que tem certeza de que será recebida no Paraíso como se já fosse participante da … glória, porque neste caminho terreno nenhum peregrino sabe se ele é digno de glória ou de castigo, coisa que só o soberano Juiz sabe.

Esse julgamento fazia sentido dentro da lógica do sistema da época: se só podemos entrar no céu porque (pela graça capacitadora de Deus) nos tornamos pessoalmente dignos dele, então obviamente ninguém pode ter certeza. Segundo essa linha de raciocínio, se não posso afirmar que não tenho pecado, não posso afirmar que irei para o céu.

Essa foi a razão pela qual, como estudante, o jovem Martinho Lutero gritou de medo quando quase foi atingido por um raio em uma tempestade elétrica. Ele estava apavorado com a morte, pois sem o conhecimento da graça e suficiência da salvação de Cristo, sem o conhecimento da justificação que é somente pela fé, ele não tinha esperança de ir para o céu.

E foi por isso que sua redescoberta nas Escrituras da justificação que é somente pela fé parecia entrar no paraíso por portas abertas. Isso significava que, em vez de toda sua angústia e terror, ela agora poderia escrever:

Quando o diabo lança nossos pecados sobre nós e declara que merecemos a morte e o inferno, devemos falar assim: “Admito que mereço a morte e o inferno. E que? Isso significa que serei condenado à condenação eterna? De maneira nenhuma. Porque eu conheço Alguém que sofreu e me deu satisfação. Seu nome é Jesus Cristo, o Filho de Deus. Onde ele estiver, aí estarei também ».

E foi por isso que a Reforma deu às pessoas o gosto pelos sermões e pela leitura da Bíblia. Ser capaz de ler as palavras de Deus e ver nelas as boas novas de que Deus salva os pecadores, não com base em quão bem eles se arrependem, mas por Sua própria graça, era como um raio de sol no mundo cinzento do culpa religiosa.

BOAS NOTÍCIAS EM 2017

Durante os últimos quinhentos anos, nem a beleza nem a relevância das ideias da Reforma desapareceram. As respostas às mesmas perguntas-chave ainda fazem a diferença entre a desesperança e a felicidade humanas. O que vai acontecer comigo quando eu morrer? Como posso saber disso? A justificação é o presente de um status justo (como argumentaram os Reformadores) ou um processo para que alguém se torne mais santo (como Roma afirma)? Posso confiar plena e exclusivamente em Cristo para ser salvo, ou minha salvação também depende de meus próprios esforços e meu sucesso na santidade?

O que quase sempre confunde as pessoas que veem a Reforma como um acontecimento histórico deixado no passado é a ideia de que foi apenas uma reação a algum problema da época. Mas quanto mais você olha, mais claro se torna: a Reforma não foi principalmente um movimento negativo para afastar as pessoas de Roma e de sua corrupção; foi um movimento positivo para aproximá-las do evangelho. E é exatamente isso que preserva a validade da Reforma hoje. Se a Reforma tivesse sido uma mera reação a uma situação histórica há quinhentos anos, seria de se esperar que tivesse terminado. Mas como um programa para nos aproximar cada vez mais do evangelho, ela não pode terminar.

Outra objeção é que o foco da cultura de hoje no pensamento positivo e na autoestima eliminou a percepção da necessidade de todo pecador ser justificado. Hoje não vemos muitas pessoas vestidas de saco ou fazendo vigílias de oração durante as noites geladas para ganhar o favor de Deus. Por esta razão, o problema de Lutero ser torturado diante do divino Juiz é descartado como um problema do século 16, e sua solução de justificação pela fé somente é descartada como desnecessária para nós hoje.

Mas é precisamente neste contexto que a solução de Lutero ressoa como uma notícia feliz e relevante. Ao descartar a ideia de que podemos ser culpados diante de Deus e, portanto, precisamos de Sua justificação, nossa cultura sucumbiu ao velho problema da culpa de maneiras mais sutis e não tem os meios para consertá-la. Hoje, todos somos bombardeados com a mensagem de que seremos mais amados quando nos tornarmos mais atraentes. Pode parecer que isso não está relacionado a Deus, mas ainda é uma religião de obras e profundamente enraizada no ser humano. Por isso, a Reforma contém as boas novas que mais brilham. Lutero fala palavras que penetram na escuridão como um raio de sol glorioso e completamente inesperado:

O amor de Deus não encontra o que lhe agrada, mas o cria…. Em vez de buscar o seu próprio bem, o amor de Deus flui e concede o bem. Portanto, os pecadores são atraentes porque são amados; eles não são amados porque são atraentes.

MAIS UMA VEZ, CHEGOU A HORA

Quinhentos anos depois, a Igreja Católica Romana ainda não foi reformada. Apesar de toda a linguagem ecumênica calorosa usada por tantos protestantes e católicos romanos, Roma ainda repudia a justificação que vem somente pela fé. Eles entendem que podem fazer isso porque não veem as Escrituras como a autoridade suprema à qual os papas, concílios e doutrinas devem se conformar. E porque as Escrituras são tão negligenciadas, a alfabetização bíblica não é incentivada e, portanto, milhões de católicos romanos ainda permanecem longe da luz da Palavra de Deus.

Fora do catolicismo romano, a doutrina da justificação somente pela fé é rotineiramente evitada como sendo  insignificante, errônea ou desconcertante. Alguns novos insights sobre o que o apóstolo Paulo justificadamente significava , especialmente quando eles têm tendência para desviar a ênfase de qualquer necessidade de conversão pessoal, só têm confundido ainda mais as pessoas, abandonando ou comprometer precisamente o artigo que Lutero havia dito que eles não podiam renunciar ou se comprometer.

Agora não é o momento de ser tímido quanto à justificação ou à autoridade suprema das Escrituras que a proclama. A justificação pela fé somente não é uma relíquia dos livros de história; hoje continua sendo a única mensagem que verdadeiramente liberta, a mensagem com o poder mais profundo de fazer os humanos florescer e florescer. Isso dá segurança diante de nosso santo Deus e transforma pecadores que tentam comprar Deus em santos que o amam e temem.

E quantas oportunidades temos para divulgar esta boa notícia hoje! Quinhentos anos atrás, a invenção da imprensa escrita por Gutenberg significou que a luz do evangelho podia viajar a uma velocidade nunca vista antes. As Bíblias de Tyndale e os folhetos de Lutero podiam ser publicados aos milhares. Hoje, a tecnologia digital nos deu outro momento como aquele em Gutenberg, e a mesma mensagem agora pode se espalhar a velocidades que Lutero jamais poderia ter imaginado.

Tanto as necessidades quanto as oportunidades são tão grandes quanto eram há quinhentos anos; na verdade, eles são maiores. Então, vamos imitar a fidelidade dos Reformadores e defender o mesmo evangelho maravilhoso, porque ele não perdeu nada de sua glória ou poder de dissipar nossas trevas.

FONTE: https://es.ligonier.org/articulos/por-que-la-reforma-sigue-siendo-importante/