Personagens da Reforma – 28° “Theodore Beza. O primeiro calvinista”

Este artigo pertence a uma série intitulada Projeto Reforma, uma compilação de escritos sobre a celebração do Dia da Reforma Protestante publicados pelo site “Soldados de Jesuscristo” em espanhol . Tradução ao português via Projeto Castelo Forte. CONFIRA os outros dias AQUI

Por Shawn Wright

Theodore  Beza  nasceu na baixa nobreza da França e recebeu uma excelente educação lá como preparação para sua carreira de advogado. Pela boa providência de Deus, aos 9 anos foi enviado para estudar com Melchior Wolmar, um luterano alemão, que não só lhe ensinou grego e latim, mas também de Cristo. Beza diz que o início da orientação de Wolmar foi “o início de todas as coisas boas que recebi desde então  e que espero receber de agora em diante na minha vida futura”. 

Co-piloto de Calvino

Se  no entanto, depois de completar a sua educação Beza levou uma vida dissoluta em Paris durante uma década até que ele estave de cama e perto da morte por um tempo. Então, em 1548, Deus o trouxe de volta à razão. Beza voltou ao  seu compromisso com Jesus e fugiu da França para a causa reformada na Suíça. Ele começou a ensinar pastores em Lausanne e em 1558 foi chamado à Genebra para servir sob as ordens de João Calvino. Beza e Calvino desenvolveram um vínculo estreito nos últimos anos de vida deste. Calvino escreveu que se importava “profundamente com Beza, que me ama mais do que um irmão e me honra mais do que um pai”. 

Exceto por algumas viagens fora da cidade-estado suíça, Beza passou o resto de sua vida em Genebra, muitas vezes em condições difíceis. Ele nunca soube se os católicos iriam invadir a cidade e massacrar seus habitantes e ele teve que lutar contra a crescente polêmica luterana contra os protestantes reformados. 

O Defensor de Genebra

Beza  deixou sua marca na Reforma de várias maneiras . Em primeiro lugar, a responsabilidade caiu sobre ele para liderar a reforma em Genebra depois da morte de Calvin em 1564. Durante os próximos 40 anos, Beza serviu como pastor e mestre, viajou para a França para ajudar os protestantes sitiados lá e discutido com Católicos e luteranos. 

João Calvino foi, sem dúvida, o pai do calvinismo, mas Beza pode muito bem ter sido o primeiro calvinista. Foi também ele quem deu formal ao que hoje chamamos de  calvinismo, explicando e defendendo as doutrinas bíblicas que Calvino havia redescoberto. Por meio de seu ministério de ensino e escrita,  Beza defendeu a imputação da justiça de Cristo como essencial para a justificação do pecador, explicou a justiça da dupla predestinação e expôs o conforto que um crente recebe da expiação final de Cristo. 

Além de sua liderança pastoral, Beza forneceu à jovem Igreja Reformada de língua francesa a literatura necessária para ajudar em seu crescimento . Durante sua vida, Beza ficou mais conhecido por seu trabalho no Novo Testamento, culminando em suas  Anotações do Novo Testamento . Esta obra-prima linguística inclui o texto grego do Novo Testamento, a tradução da Vulgata latina e a tradução original de Beza para o latim. Beza acrescentou suas notas de rodapé textuais e notas explicativas , mostrando que a fé reformada era claramente bíblica. Suas notas nas  anotações  influenciaram a tradução da Bíblia para o inglês a partir de 1560, e a Bíblia de Genebra se tornou a tradução mais popular da Bíblia entre os puritanos. O texto grego que Beza publicou foi o mesmo usado pelos tradutores da Bíblia King James de 1611. 

Sob a poderosa mão de Deus

Beza  herdou a visão bíblica de Calvino da doce soberania de Deus sobre todos os assuntos da vida humana. Após a morte de Calvino, Beza viveu tempos tumultuados, passando por provações que o forçariam a confiar em seu Senhor. Por exemplo, em 1587, quando viu que Genebra estava para ser invadida por católicos, Beza  encorajou sua congregação a confiar na amorosa providência de seu Pai celestial: 

“Esta doutrina está repleta de excelentes consolos. Porque é assim que entendemos que,  pelo poder de nosso Deus, a fúria daquele leão faminto é aplacada e  estancada e que Deus nunca permitirá que ele faça algo contra seus filhos que não seja para o seu bem e benefício, como nos diz o apóstolo (Romanos 8:28) e ele também nos ensina pelo seu próprio exemplo (2 Coríntios  12:17) ”. 

Na verdade, ele  disse a seus ouvintes, nossa única esperança é que nosso Deus seja soberano, tão soberano que possa nos salvar de nossos pecados quando estivermos totalmente mortos espiritualmente : 

“Não há nada em nossa natureza senão a rebelião mais desesperada e obstinada, até que o Espírito de Deus remova, primeiro, as trevas do nosso entendimento, que não pode ou não quer por si mesmo pensar nas coisas de Deus (2 Coríntios 3 : 5)  e, em  segundo lugar, corrige o avanço da nossa vontade, que é inimiga de Deus e de tudo o que é verdadeiramente bom (Romanos 5:10 e 8: 7) ”. 

Beza  viu que porque Deus reina e tem todo o poder, os cristãos podem esperar em sua bondade para salvá-los e protegê-los , através dos perigos de sua peregrinação terrena . 

FONTE: https://somossoldados.org/theodore-beza-1519-1605-el-primer-calvinista/