O que foi reformado na Reforma? – Daryl Wingerd 

por Daryl Wingerd 

Se alguém quiser saber do que se trata a Reforma Protestante sem ler grandes volumes de literatura histórica, talvez seja mais esclarecedor olhar para os resultados teológicos. Deve-se notar especificamente a redescoberta de cinco doutrinas bíblicas críticas que foram obscurecidas da visão pública pela versão medieval do que hoje conhecemos como Igreja Católica Romana. E só para você saber, Roma ainda se opõe abertamente ou distorce seriamente essas doutrinas. Usando os nomes latinos dados a cada um, eles são:

Sola Scriptura (somente Escritura):
Os Reformadores estavam unidos em sua crença de que somente a Bíblia  ensina tudo o que é necessário para a salvação e vida cristã (cf. 2 Pedro 1: 1-4). Eles consideravam a Palavra de Deus o único padrão pelo qual a consciência dos homens pode ser limitada. Roma, por outro lado, então  e  agora, nega o Sola Scriptura  ao elevar os decretos papais e a tradição da igreja ao que eles dizem ser iguais (mas são na realidade maiores ) posições de autoridade do que a da Bíblia. Onde o significado da Bíblia difere da opinião do Papa ou da doutrina oficial (como é  frequentemente  o caso), a Palavra de Deus fica em outro plano.

Sola Gratia (somente pela Graça ):
Os reformadores entenderam que a salvação não é um evento cooperativo realizado por Deus e o homem trabalhando em parceria. Na salvação, os pecadores são resgatados da ira de Deus somente por Sua graça (cf. Tito 3: 3-7). A graça de Deus é Seu favor espontâneo e imerecido, concedido ao pecador espiritualmente morto e indefeso por meio da obra regeneradora do Espírito Santo. Deus misericordiosamente liberta aqueles a quem Ele está salvando de sua própria escravidão voluntária ao pecado e assim os capacita a se arrependerem e crer (cf. João 3: 3; 6:44; Rom. 8: 6-8; 9:16). Curiosamente, esse ponto da doutrina é contestado hoje, não apenas por Roma, mas também por muitos evangélicos.

Sola Fide (somente através da fé ):
“Justificado” é o termo bíblico que descreve uma pessoa como perdoada, inocente e perfeitamente justa aos olhos de Deus. De acordo com as Escrituras, a justificação é concedida ao pecador somente pela graça, por meio da fé somente , “não como resultado de obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2: 8-9; cf. Gl 2:16). De acordo com o dogma católico romano oficial, no entanto, usar a palavra “sozinho” após a palavra “fé” renderá a você um pronunciamento de  anátema  (condenação formal). Roma, na verdade, proíbe você de acreditar ou repetir o que a Bíblia afirma claramente! Eles insistem que enquanto a justificação  começa com fé, ela só pode ser concluída por meio do esforço pessoal do pecador. Na teologia católica romana, não se pode dizer: “Portanto,  tendo sido  justificados pela fé”, ou “ agora tendo sido  justificados pelo seu sangue” (as palavras exatas de Paulo em Romanos 5: 1 e 5: 9, ênfase adicionada). De acordo com Roma, alguém só pode acreditar que  está sendo  justificado – pela fé  mais as  obras.

Solus Christus somente por causa de Cristo ):
Os reformadores entenderam que a salvação do povo de Deus era obra somente de Jesus Cristo. Sua morte foi um sacrifício suficiente e eficaz pelo pecado (cf. Hb 9:12, 26, 28; 10:12, 14). Ele é o único mediador entre Deus e os homens (cf. 1 Timóteo 2: 5). Apenas  a  justiça de Cristo (não a justiça pessoal do pecador ) merece a justificação do pecador crente (2 Coríntios 5:21). Roma, por outro lado, ordena a realização de sete obras essenciais de mérito (sacramentos) para a justificação. Roma também insiste que Maria (não Jesus) é a dispensadora da graça. Enquanto Roma nega que por Cristo a justiça pode ser imputada ao pecador crente, diz-se que Maria tem uma grande quantidade de excesso de justiça que  pode  ser imputada aos pecadores. Essa forma de blasfêmia contra o Filho de Deus é ruim o suficiente, mas culmina na blasfêmia contra Deus Pai – a idolatria da adoração de Maria. Maria é elogiada como a “co-redentora” e “co-mediadora” com Cristo. Roma até se refere a ela em alguns lugares como  a  salvadora da humanidade, aquela que ordena a Deus que salve quem ela quer   .

Soli Deo Gloria (somente para a glória de Deus):
É óbvio que na teologia católica romana Maria recebe crédito igual (senão maior) do que Deus pela salvação dos pecadores. Roma a  glorifica abertamente . Além disso, Deus é privado de Sua glória ao fazer do pecador aquele que finalmente  realiza  (por meio dos sacramentos) ou  sofre  (por meio do Purgatório) seu próprio caminho para o céu. Mas a Bíblia insiste, e os reformadores reconheceram, que Deus salva pecadores  por Si mesmo . Portanto, somente Ele deve receber todo o louvor e glória. E o Deus da Bíblia é um Deus zeloso (cf. Êxodo 20: 5). Ele não compartilhará Sua glória com outro (cf. Isaías 42: 8; 48:11).

Então, o que foi reformado (ou recuperado) durante a Reforma Protestante? Em última análise, era o evangelho da graça de Deus. E a “igreja” que roubou o evangelho pela primeira vez o fará de bom grado novamente se os cristãos em todos os lugares não levarem a sério a ordem de “contender fervorosamente pela fé que uma vez por todas foi transmitida aos santos” (Judas 3).

FONTE: https://ftc.co/resource-library/blog-entries/what-was-reformed-in-the-reformation/