O Papado – uma heresia

O Cabeça da Igreja - Spurgeon capaPor John MacArthurUm dos principais catalisadores do início da Reforma Protestante foi um livro de Jan Hus, um cristão da Boemia que precedeu Martinho Lutero por um século inteiro. O livro foi De Ecclesia ( A Igreja ), e um dos pontos mais profundos de Hus foi proclamado no título de seu quarto capítulo: ” Cristo, o único cabeça da Igreja.”
Hus escreveu: “Nem o papa, nem os cardeais são cabeça de todo o corpo santo, universal e católico da [isto é, verdadeira] igreja. Para nós Cristo é o cabeça da igreja. “Lembrando que a maioria dos líderes da igreja em sua época, na verdade, desprezava o senhorio de Cristo, Hus disse,” o clero chegou a um ponto tão baixo  que eles odeiam ver os que pregam chamarem muitas vezes Jesus Cristo, o Senhor. ” A candura de Hus lhe custou a vida. Ele foi declarado herege e queimado na fogueira em 1415.
Mais de cem anos depois, e já em desacordo com o instituição papal, Martin Lutero leu De Ecclesia . Depois de terminar o livro, ele escreveu a um amigo, “Eu ensinei até agora que todas as opiniões de Hus eram surpreendentes, assim que João Staupitz. Mas em suma, todos nós somos hussitas sem saber. “
Como chefe da Igreja Católica Romana, o papa é muitas vezes chamado de “Santo Padre” e “Vigário de Cristo”, nomes e funções que se aplicam somente a Deus. Ele afirma ter a capacidade de falar ex cathedra, exercendo infalibilidade divina para adicionar e aumentar a Escritura ( Apocalipse 22:18 ). Ele exerce a autoridade, não-bíblica e profana sobre seus seguidores, usurpando a liderança de Cristo e pervertendo a obra do Espírito Santo.
Os reformadores entenderam o que era declarado com uma ousadia descarada. Como Martinho Lutero escreveu a um amigo: “Nós aqui temos a convicção de que o papado é a sede do verdadeiro e real Anticristo. . . . Pessoalmente, eu declaro que devo ao Papa a mesma obediência a que devo ao Anticristo.”
Em sua Institutas da Religião Cristã , João Calvino disse:
Algumas pessoas pensam que somos muito graves e de censuráveis, quando chamamos o Anticristo pontífice romano. Mas aqueles que são desta opinião não consideram que eles trazem a mesma carga de presunção contra o próprio Paulo, de quem falamos, e cuja língua que adotamos. E para que ninguém se oponha, que pervertem indevidamente ao pontífice romano as palavras de Paulo, que pertencem a um assunto diferente, vou brevemente mostrar que eles não são capazes de qualquer interpretação diferente da que implicá-los para o papado (John Allen tradução livro, quatro, capítulo sete).
As palavras de Paulo que Calvino referiu-se eram de 2 Tessalonicenses, onde o apóstolo descreveu a vinda do Anticristo “, que se opõe e se exalta acima de todo que se chama Deus ou objeto de adoração, de forma que ele toma seu lugar no templo de Deus, exibindo a si mesmo como sendo Deus “( 2 Tessalonicenses 2:4 ).
Esse mesmo entendimento foi posteriormente refletido na Confissão de Fé de Westminster, que diz: “Não há outro Cabeça da Igreja senão o Senhor Jesus Cristo. Nem o Papa de Roma, em qualquer sentido, é o cabeça dela, mas ele é aquele anticristo, aquele homem do pecado e filho da perdição que se exalta na Igreja contra Cristo e contra tudo que se chama Deus “(25,6).
Isso não quer dizer que o papa é o último Anticristo. Tem sido e continuará a ser, como 1 João 2:18 diz, muitos falsos mestres que personificam o espírito do Anticristo. Como o  puritano americano Cotton Mather escreveu em A Queda de Babilônia : “Os oráculos de Deus predizem o surgimento de um Anticristo [ou seja, uma ou mais anticristos que personificam o espírito do Anticristo] na igreja cristã. E no Papa de Roma, todas as características de que o Anticristo são tão maravilhosamente respondidos que, se qualquer um que ler as Escrituras não vê-lo, há uma cegueira maravilhosa sobre eles. “
Em um sermão intitulado “Ore por Jesus”, Charles Haddon Spurgeon exortou sua congregação que “é dever de cada cristão orar contra o Anticristo, e como o  Anticristo age. Nenhum homem sensato deve levantar outro questionamento: se ele não for o papado na igreja de Roma e da Igreja da Inglaterra, não há nada no mundo que possa ser chamado por esse nome. “
Ele passou a dizer:
Papado em qualquer lugar, seja Anglicano ou Romano, é contrário ao Evangelho de Cristo! E é o Anticristo, e devemos orar contra ele! Essa deve ser a oração diária de cada crente que o Anticristo possa ser arremessado como uma pedra de moinho no dilúvio e afundar para não subir mais. Devemos orar contra o erro para com Cristo, porque ele rouba Cristo de Sua glória, porque coloca a eficácia sacramental no lugar de Sua expiação e levanta um pedaço de pão no lugar do Salvador, e algumas gotas de água no lugar do Espírito Santo, e coloca um mero homem falível como nós como se fosse o Vigário de Cristo na terra.  Devemos orar por ele, pois devemos amar as pessoas mesmo odiando os seus erros! Vamos amar suas almas embora nós detestemos os seus dogmas, e assim o sopro de nossas orações será adoçado porque voltamos nossos rostos para Cristo quando oramos.
Em outro sermão, intitulado “Cristo Glorificado”, Spurgeon disse:
Cristo não redimiu Sua igreja com o Seu sangue para que o papa pudesse entrar e roubar a glória. O Papa nunca veio do céu para a terra e derramou seu coração para que Ele possa comprar o seu povo, de modo que um pobre pecador, um homem simples possa ser definido em alta admiração por todas as nações e de se chamar o representante de Deus na terra! Cristo sempre foi o cabeça de Sua igreja.
Em 1 Timóteo 2:5 , Paulo disse: “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.” O papa assumiu para si uma posição de autoridade que não precisa ser preenchida.FONTE: John MacArthur Brasil 

LEiA o sermão de C.H.Spurgeon “O Cabeça da Igreja” no Projeto Spurgeon