Como temer a Deus e parar de temer as pessoas – Reagan Rose

por Reagan Rose

Recentemente, percebi que meu medo do que as outras pessoas pensam de mim está arruinando minha vida. Então decidi fazer algo a respeito.

O medo das pessoas afeta negativamente quase todas as áreas da minha vida. Manifesta-se ao me impedir de dizer “não” quando realmente deveria fazê-lo. Eu também sinto isso quando estou questionando cada decisão por causa da ansiedade sobre o que os outros vão pensar. O medo é um peso sempre presente que me segura.

Às vezes me pergunto como o Senhor poderia ter me usado se eu não tivesse medo de pegar o telefone, iniciar uma conversa ou cometer um erro embaraçoso. De quantas oportunidades evangelísticas eu me afastei? Quantas ocasiões para amar meu próximo evitei? Quantos projetos teriam sido melhores se eu apenas tivesse coragem de pedir ajuda?

O livro de Ed Welch, Quando as pessoas são grandes e Deus é pequeno , me ajudou a fazer grandes avanços para superar o medo do homem. Neste artigo, compartilharei as percepções que considero mais úteis para eliminar o medo do homem em minha vida.

O medo do homem é uma armadilha

Provérbios 29:25 diz que o temor do homem se mostrará um laço. É uma armadilha. Mas é uma armadilha em que todos caímos, de uma forma ou de outra. Welch escreve: “O medo do homem é uma parte de nosso tecido humano que deveríamos verificar o pulso se alguém o negar”. Felizmente, essa armadilha pode ser evitada. Mas primeiro deve ser identificada.

As descrições bíblicas de medo incluem medo das pessoas, mas também incluem ter medo das pessoas e ser controlado por elas. O medo pode até significar adorar ou colocar nossa confiança em alguém. O problema, portanto, é óbvio, não é?

O medo do homem é idolatria

O medo do homem é idolatria. E como toda idolatria, isso acontece porque acreditamos que desejamos algo que nosso ídolo pode nos dar. “As pessoas são nossos ídolos queridos. Nós os adoramos, esperando que eles cuidem de nós, esperando que eles nos dêem o que sentimos que precisamos” (Ed Welch) . Isso pode ser respeito, admiração, aceitação, aprovação ou muitas outras coisas. Mas quando exigimos essas coisas de outras pessoas, nós as elevamos a objetos de adoração.

O temor ao homem nos transforma de agradáveis ​​a Deus em agradáveis ​​às pessoas. Dilui nosso testemunho, destrói nossa confiança e diminui nossa produtividade. Porém, o mais importante, esse temor desonra nosso Deus. O medo do homem não é uma peculiaridade da personalidade, é um pecado grave.

No entanto, temos muitas maneiras de desculpar ou redefinir nosso medo do homem. “Podemos chamar de de co-dependência com adultos, pressão de colegas com adolescentes e timidez com crianças, mas seja o que for que seja chamado, tudo trai o mesmo coração idólatra” (Ed Welch).

Durante anos, desculpei meu próprio medo do homem sob o rótulo de “introversão” em vez de encará-lo como um pecado. Mas para outros, o medo do homem pode se manifestar, ironicamente, na independência radical. Podemos dizer: “eu não preciso de ninguém!” mas o que realmente queremos dizer é que temos medo de nos aproximar das pessoas porque elas podem nos expor ou nos machucar de alguma forma. Pode não parecer medo do lado de fora, mas muitas pessoas espinhosas que parecem não se importar com o que os outros pensam estão na verdade escravizadas pelas opiniões dos outros.

Qualquer que seja sua expressão, o medo do homem é universal e é pecaminoso. Mas também pode ser vencido.

O medo do homem, embora incapacitante, pode ser curado pelo Grande Médico. E em Sua Palavra, Deus nos mostrou como podemos superar essa idolatria debilitante e desonrosa. Welch resume o antídoto escriturístico para o medo do homem em dois mandamentos: Tema a Deus, ame as pessoas.

Temor a Deus

Se o medo do homem é de fato apenas uma adoração mal colocada, então a solução é redirecionar nossa adoração para seu objeto legítimo. “Se você tem tendência a temer as pessoas que parecem ser uma ameaça para você; em vez disso, tema a Deus e somente a Deus ”. (Welch). Devemos nos treinar para temer a Deus, não às pessoas.

Felizmente, o temor do Senhor pode ser aprendido (Deuteronômio 4:10; Salmo 34: 9, 11). “Como é aprendido? Lendo e meditando na Palavra, e orando para que nosso Deus nos ensine. ” (Ed Welch). Mas como é quando encontramos o temor do homem com o temor do Senhor? Davi nos oferece um vislumbre:

O SENHOR é a fortaleza da minha vida – de quem terei medo? Quando homens maus avançam contra mim para devorar minha carne, quando meus inimigos e meus adversários me atacam, eles tropeçam e caem…. Embora a guerra comece contra mim, mesmo assim estarei confiante. Uma coisa peço ao SENHOR, é o que busco: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR e buscá-lo no seu templo. Salmo 27: 1-4

Ao ler essa passagem, posso sentir fisicamente meus medos se dissipando. Quando Davi enfrentou situações que realmente ameaçavam sua vida, sua confiança não vinha da fraqueza de seus inimigos, mas da força de seu Deus. A solução para o medo do homem não é que nos tornemos destemidos, mas que nossos medos sejam devidamente ordenados.

Medos corretamente ordenados

Uma das minhas passagens favoritas é Marcos 4: 35-41, quando Jesus acalma a tempestade . A historia é assim: após um longo dia de ministério, Jesus e seus discípulos estão em um barco navegando pelo Mar da Galileia quando de repente uma tempestade os atinge. Foi uma tempestade forte. Os discípulos, muitos dos quais eram pescadores experientes, temem genuinamente por suas vidas. Eles provavelmente conheciam outros pescadores que morreram em tempestades como essa. Mas com apenas uma palavra Jesus acalma a tempestade. Os ventos cessam. A água é como vidro. É incrível!

Mas a resposta dos discípulos é o que acho mais intrigante. Em vez de dizer “Essa foi por pouco! Obrigado, Jesus.” ou mesmo “Uau! Esse cara realmente é Deus! ” diz que eles ficaram com mais medo, dizendo “Quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?” Que tipo de resposta é essa?

Essa é a resposta de alguém que acaba de ter seus medos realinhados.

Somente quando tivermos nossos medos corretamente ordenados veremos o mundo corretamente. Deus é mais temeroso do que qualquer tempestade ou multidão de pessoas. Se você está em Cristo, aquele Deus temeroso está do seu lado. O medo do castigo foi expulso pelo amor (1 João 4:18). Você reconhece que Ele é mais digno de ser reverenciado, adorado e temido do que todos os exércitos e opiniões do homem jamais poderiam reunir. Não há necessidade de temer as pessoas, quando você teme Alguém que é muito, muito maior.

Ame pessoas

Mas não podemos curar nosso medo do homem apenas desviando nossos olhos das pessoas. Uma vez que nosso medo tenha sido devidamente realinhado para com Deus, estaremos em posição de entender melhor como deve ser nosso relacionamento com as pessoas.

Você foi chamado por Cristo para “amar o seu próximo como a si mesmo”. (Mateus 22:39). Mas como você pode amar as pessoas se tem medo delas? Para obedecer a esse comando, devemos deixar de ser temorosos e agradáveis ​​às pessoas e, em vez disso, nos tornarmos amantes de fato das pessoas. “Só os amantes das pessoas podem se confrontar. Somente os amantes das pessoas não são controlados por outras pessoas“.(Ed Welch)

O Caminho para a Liberdade

Temer a Deus e amar as pessoas são práticas que podem ser aprendidas e cultivadas. Você pode desenvolver o temor do Senhor estudando Deus nas Escrituras e meditando em Seus atributos. Ore para que Deus o ajude a temê-lo e a amar mais os outros. Quando você notar o medo do homem levantando sua cabeça feia, pergunte-se: “como posso amar essa pessoa?” Você ficará surpreso como essa reformulação simples transforma as pessoas de inimigos em ministérios.

Mesmo pequenos medos, como estender a mão para alguém para ser um convidado no meu podcast, são amenizados passando algum tempo em oração e reorientando meus medos. Começo a pensar em como posso ser um benefício para meu convidado e como nossa conversa pode servir aos ouvintes. De repente, o foco não está todo em mim e no que alguém pode pensar de mim, mas em honrar a Cristo e servir aos outros.

Se você aprender a superar o medo do homem, se tornará um cristão mais eficaz. Ao buscar cultivar essas práticas, estou descobrindo que muitos dos meus medos estão simplesmente desaparecendo – meu ciúme, desejo de me esconder, medo de dar um telefonema, desejo de dizer “sim” a tudo para que as pessoas gostem de mim, mentiras para encobrir falhas e muito mais. Eles estão sendo substituídos, substituídos por um medo maior e um amor maior.

O medo do homem é algo contra o qual todas as pessoas lutam. Isso não apenas prejudica nossos relacionamentos e produtividade, mas também desonra a Deus. A solução é temer a Deus e amar os outros. É um processo, mas o caminho está claramente marcado nas Escrituras. Você não tem que viver com medo dos outros, Deus não quer que você viva e providenciou uma saída.

FONTE: https://www.redeemingproductivity.com/how-to-stop-being-afraid-of-people/